Governo de MT cria fundo para destinar valores confiscados do crime organizado à Polícia Civil

Crédito: Divulgação

O Governo de Mato Grosso criou o Fundo Especial da Polícia Judiciária Civil (Fundepol) para destinar valores confiscados em investigações da Polícia Civil, após condenação definitiva, para a modernização e estruturação da instituição.

Para a delegada-geral da PJC, Daniela Maidel, o Fundepol permitirá que os valores confiscados do crime organizado sejam reinvestidos no Estado para aprimorar o serviço de segurança pública, sendo aplicados em capacitações, modernização, infraestrutura tecnológica, entre outras ações.

“Essa medida, fundamental para o fortalecimento e crescimento institucional, é inspirada em experiências positivas de outros estados, que obtiveram grandes avanços com a implementação do Fundo da Polícia Judiciária Civil, como Santa Catarina, São Paulo e o Distrito Federal”, destacou Daniela Maidel.

De acordo com estudo realizado pela Diretoria da Polícia Civil, em conjunto com as Secretarias de Estado de Segurança Pública e de Planejamento e Gestão, a criação do Fundepol evitará a perda de recursos arrecadados em operações da PJC no combate a crimes como o de lavagem de dinheiro.

Segundo o delegado-geral adjunto, Rodrigo Bastos da Silva, antes da criação do Fundo, os valores confiscados nas investigações eram encaminhados integralmente para a União.

A criação do Fundepol, conforme o delegado, fortalecerá as ações de enfrentamento às facções criminosas, possibilitando a modernização dos instrumentos utilizados no combate ao crime.

“A partir de agora, a receita proveniente das apreensões decorrentes de investigações da Polícia Civil será destinada à gestão administrativa da instituição, promovendo um combate mais dinâmico às facções e outros delitos, e oferecendo uma resposta mais rápida e eficiente à população mato-grossense”, explicou o delegado-geral adjunto.

Sancionada pelo governador em exercício, Otaviano Pivetta, a Lei nº. 12.605, que cria o Fundo Especial da Polícia Judiciária Civil, é respaldada pela Lei Federal 14.735/2023 e foi publicada na edição de segunda-feira (15.07) do Diário Oficial do Estado. Acesse aqui.

Autor: Polícia Civil - MT

Mais notícias

Conscientização e diálogo: Palestras em Itanhangá destacam combate à violência contra a mulher
Deputadas da ALMT defendem políticas permanentes de combate ao feminicídio em MT
Pix: Novas regras vão facilitar devolução de valores em casos de golpe
Itanhangá: Identificado motorista que morreu ao descarregar calcário em propriedade rural
Menino de 13 anos morre após comer macarrão instantâneo cru
Itanhangá: URGENTE: Motorista morre carbonizado ao bascular caçamba para descarregar calcário. Vídeos
PM prende 3 caçadores com espingardas e paca abatida
Caminhão sai da pista, tomba e mata o motorista de 67 anos no interior
Itanhangá: Município tem crescimento populacional; aponta IBGE
Itanhangá: Patrulha Rural da Polícia Militar leva segurança aos moradores no interior do município. Fotos e vídeo
Novo mineral que produz muito mais energia pode aposentar os painéis solares
Itanhangá: Forças de Segurança prendem traficante que monitorava a Polícia por rádio e câmara de segurança. Fotos