Itanhangá: Secretaria de Saúde promove palestra no mês de Conscientização do Autismo

Crédito: Reprodução
Nenhum registro encontrado.

A Secretaria Municipal de Saúde através da Prefeitura Municipal de Itanhangá, realizou ontem (10/04), na Câmara Municipal de Vereadores a palestra sobre ABA (Análise do Comportamento Aplicada – Autismo e Desenvolvimento Atípico) com a psicóloga Elenir Guissi que veio da capital Cuiabá e Simeia da cidade de Alta Floresta.

O evento contou com a participação das autoridades locais, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, representante das demais Secretarias e representante de diversas Entidades.

O mês de abril é o mês de conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), e conforme definição disponibilizada no site do Ministério da Saúde, é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

A palestra com orientações, muito conhecimento e informação, referente ao tema, realizada na casa de leis, foi de fundamental importância para as famílias, para profissionais de todas as áreas e comunidade em geral, que se fizeram presentes.

O secretário de saúde Bruno Felix, disse em sua fala da importância dessa parceria- saúde e educação, para que o aluno possa ter um tratamento diferenciado, ele precisa de um laudo e para isso a SMS tem se empenhado muito, já que temos casos aqui no Município e cada vez mais a demanda vem aumentando.

Vale lembrar que além do cuidado especial, a criança que tem o TEA, tem cerca de 12 direitos, entre eles fornecidos aqui pelo CRAS de Itanhangá são: Carteirinha do autista, prestação continuada, onde sendo cadastrado no sistema único, a criança recebe um salário mínimo, esse benefício é para custear terapias ou remédios.

O evento lotou o plenário da Câmara, entre a plateia estavam mãe de autistas, professores, comunidade em geral, equipe de saúde, entidades como Rotary e APAE.

Autor: Blog Da Fran/ Assessoria prefeitura de Itanhangá

Mais notícias

Menino tem 526 dentes arrancados de tumor raro na boca
Itanhangá/Tapurah: Faccionado alvo de operação em Mato Grosso é preso pela Polícia Civil na Bahia
Polícia Civil desarticula grupo criminoso que movimentou R$ 100 milhões com drogas
Polícia Civil prende irmãs que transportavam malas carregadas de entorpecentes
Itanhangá: Secretaria de Saúde reforça obrigatoriedade da imunização infantil
Câmara de Mutum aprova mudança de nome de avenida e homenageia Raquel Cattani
Veja a lista de celulares que WhatsApp vai parar de funcionar a partir deste mês
Porto: Trabalhador morre em acidente de trabalho em silo
Novas regras obrigam fazendas a prevenir incêndios florestais
Na cidade mais alta do mundo, moradores mal chegam aos 35 anos
Dono de pousada é preso com pescado ilegal
Homem é morto a tiros por dupla encapuzada