Ministro do STF requer informações sobre Lei da Pesca de Mato Grosso em Ação de Inconstitucionalidade

Crédito: Reprodução
Nenhum registro encontrado.

O Ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou que o governo do Estado de Mato Grosso e a Assembleia Legislativa do estado prestem informações a respeito da chamada “Lei da Pesca”, que foi aprovada em junho e está programada para entrar em vigor em janeiro. Essa lei proíbe o transporte, armazenamento e comercialização do pescado oriundo da pesca nos rios de Mato Grosso por um período de 5 anos, conhecido como “Transporte Zero”.

A solicitação de informações faz parte da apreciação de uma ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) nacional. O Ministro André Mendonça colocará a ação para julgamento no STF em definitivo.

A decisão do Ministro Mendonça, datada de segunda-feira (9), estabelece um prazo de 10 dias para que a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso e o governador do Estado prestem as informações requeridas. Após a obtenção dessas informações, o Advogado-Geral da União e o Procurador-Geral da República terão um prazo de 5 dias para se manifestar sucessivamente.

O MDB argumenta que a lei estadual viola princípios e dispositivos constitucionais, incluindo o da dignidade da pessoa humana, democracia participativa, liberdade do exercício profissional e direitos culturais. Além disso, o partido alega que a lei ultrapassa os limites da competência suplementar do estado, usurpando a competência legislativa da União, que é responsável por estabelecer normas gerais sobre a pesca.

O partido ressalta que, no caso da pesca, a Constituição Federal atribui à União a prioridade na elaboração de normas gerais, com os estados podendo estabelecer regras ou disposições que permitam a aplicação das diretrizes gerais estabelecidas pela União. Essa abordagem visa evitar insegurança jurídica e garantir a uniformidade das regras em todo o país.

O desdobramento da ação no STF será aguardado com interesse, uma vez que a “Lei da Pesca” em Mato Grosso tem gerado debates e controvérsias sobre a sua constitucionalidade e impacto na pesca e na economia local.

Autor: Assessoria STF

Mais notícias

Cientistas descobrem criatura única no coração do Brasil
Cattani cria Comissão Especial de Defesa da Mulher com foco no combate ao feminicídio em MT
Mais de 27% de produção de soja em MT ficará no estado para esmagamento após alta na procura por biodiesel
Cachorro anda 12 km sozinho e comparece a velório do tutor
Após sumiço, idoso é achado morto e pelado dentro de curral
PF deflagra Operação Cassandra contra rede de exploração sexual internacional em MT e mais 5 estados
PRF apreende 44,5 kg de skunk em compartimento oculto na BR-364
Itanhangá: Câmara de Vereadores convoca população para dois eventos importantes
HISTÓRICO! Polícia Civil estoura barracão e apreende quase 30 kg de cocaína – avaliada em R$ 2 milhões
O corpo alerta para o Alzheimer muito antes do cérebro; a pista está no intestino
Jovem morre após levar coice de cavalo
Mutirão da Sema mira regularizar mais de 20 mil CARs de 17 municípios da região norte , Itanhangá está na lista