Itanhangá: Professora mobiliza rede de cooperação para promover o 1º Workshop das Cidades Inteligentes e resíduos verdes

Crédito: Sebastião Rodrigues

Foi realizado  no sábado dia 19/08 o 1º Workshop Sobre “Cidades Inteligentes e resíduos verdes” O evento integra o projeto de pesquisa-ação, desenvolvido pela mestranda Professora Silvana Dalmolin Wöhl, sendo este uma das etapas da tecnologia social, “Sustentação – do engajamento ao processo de transformação dos resíduos verdes, um produto do Mestrado em Desenvolvimento Local, com viés ambiental, descrito no formato de dissertação, que demanda ser construída, aplicada e defendida e aprovada pela banca, para obter o título de Mestre.

O evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença de autoridades públicas municipais prefeito Edu, vice Emerson, Vereadores, secretarias municipais e regionais, empresas privadas, cooperativas, e ainda representes de instituições de apoio social que são parceiros na realização do projeto. A força jovem do grupo de escoteiros Ipê Amarelo marcou presença, e serão protagonistas de uma etapa posterior do projeto.

A abertura oficial do evento foi realizada pela Mobilizadora em prol das cidades inteligentes e sustentáveis, Professora Silvana, que apresentou como iniciou o projeto em parceria com a participação remota do Professor Doutor André Guedes, da Unisuam que pontuou elementos essenciais fomentados para construção do projeto, o e que é uma cidade inteligente e sustentável.

Na sequência, o palestrante foi o Arquiteto e Urbanista João Guilherme Matté, que explanou sobre modelos de cidades sustentáveis, plano diretor, paisagismo e outros assuntos referentes a cidades planejadas, exemplificando Cascavel e Medianeira cidades do Estado do Paraná.

Em seguida a palestra foi com Leticia Becker administradora e empreendedora, que discorreu sobre meio ambiente, sustentabilidade, recursos naturais, aterro sanitário, lixo e outros assuntos relacionados aos impactos ambientais devidos as ações humanas, contextualizando a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Após o intervalo do coffee break, a palestrante Edcleide Andrade Nobre, consultora do Sebrae-MT, discorreu sobre empreendorismo, desenvolvimento social e sustentabilidade, relacionando-os a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis que são metas internacionais que devem ser implantadas para garantir a qualidade de vida e a sustentabilidade do planeta.

A palestra final, trouxe a mensagem da força do cooperativismo na realização de ações que impactam, projetos, com o Ethos do Cooperativismo, com o Professor Doutor Cleber Zequetto, que diretamente do Ceará deixou a mensagem, que cooperar é a essência dos movimentos em prol do desenvolvimento humano, econômico e ambiental.

O evento apresentou uma ideia inovadora, na questão das palestras hibridas, referente a temática de trazer projeções e oportunidade de buscar elevar Itanhangá ao título de cidade inteligente e sustentável.

Autor: Sebastião Rodrigues

Autor: ITA Notícias

Galeria de Imagens da notícia

Mais notícias

Itanhangá: Abertura da Campanha Maio Laranja com Cinema na Praça União da Vitória é amanhã, dia 18 de maio
Comissão de Segurança aprova audiência pública para discutir câmeras nas fardas de militares
Yamaha lança moto que faz 50 km por litro e custa R$ 8,6 mil
Polícia intercepta avião de traficantes “recheado” com “supermaconha”. Vídeo
Homem é preso na BR-163 por descaminho ao transportar antenas sem nota
Operação desmonta esquema milionário de fraudes realizado por grupo do segmento de combustíveis
Itanhangá: Programa “A União Faz a Vida” realiza ações nas escolas da rede municipal e estadual. Fotos
Tapurah: Polícia Civil resgata vítimas e prende faccionados envolvidos em sessão de tortura
Bebês reborn, maternidades simbólicas e solidão real: o que esse fenômeno diz sobre nós?
Polícia Militar prende 19 pessoas e fecha área de garimpo ilegal
O futuro da soja: excesso de produção mundial pressiona preços e exige novas estratégias
Morre aos 80 anos Morris, o jacaré mais famoso do mundo