Uso indevido de agrotóxico causou mortalidade de abelhas em Sorriso

Crédito: Divulgação
Nenhum registro encontrado.

O resultado da averiguação realizada pelos servidores do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) apontou o uso irregular de defensivo agrícola com princípio ativo Fipronil como a causa das mortes de abelhas registradas em junho na cidade de Sorriso.

No trabalho de investigação, realizada em um raio de extensão de 30 km, o envenenamento por agrotóxicos foi elencado como a causa mais provável, já que a ocorrência de mortes dos insetos foi súbita e em área de grande extensão, o que descarta a possibilidade de quaisquer doenças conhecidas.

Em sete dias de análise de campo, percorrendo áreas onde foram registradas as mortes nos apiários, para colher amostras, e realizar a fiscalização em 22 propriedades que circundam os locais das mortandades dos insetos, os servidores da autarquia constataram que um dia anterior às mortes das abelhas uma propriedade que cultiva algodão utilizou o produto agrotóxico com o ingrediente ativo Fipronil de forma irregular.

Devido à irregularidade constatada, o proprietário foi autuado em cerca de R$ 225 mil e o relatório elaborado pela equipe do Indea de Sorriso foi enviado aos gestores, que realizarão encaminhamento à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), ao Ministério Público do Estado (MPE-MT) e ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), possibilitando a averiguação das responsabilidades cíveis e criminais cabíveis, e de ocorrência de danos ambientais.

AVERIGUAÇÃO
A equipe de servidores do Indea em Sorriso realizou as coletas de abelhas nas colmeias atingidas e as enviaram para o Instituto Biológico – Laboratório de Ecologia dos Agroquímicos, em São Paulo, sendo constatada a presença do princípio ativo Fipronil, em todas as amostras, conforme laudos laboratoriais. O princípio ativo que é extremamente tóxico às abelhas e é usado no controle de pragas em diversas culturas como algodão, soja, arroz, batata, dentre outras.

Autor: INDEA-MT

Mais notícias

Cientistas criam rim “universal” compatível com todos os tipos sanguíneos
Itanhangá: Polícia Civil prende padrasto por estupro de vulnerável de enteada
Funcionário de fazenda é preso por desviar carga de milho
Tabaporã: Mulher de 33 anos morre em grave acidente entre moto e carreta na MT-010
Associada de São José do Rio Claro é contemplada com Chevrolet Onix 0km no primeiro sorteio de veículo da campanha
Mato Grosso confirma primeiro caso de intoxicação por metanol
Homem simula a sua morte para descobrir quantas pessoas iriam ao enterro
Pedreiro ‘de confiança’ da família é preso por suspeita de abuso sexual contra filhas de casal
Imea aponta alta nos custos do milho 25/26 em Mato Grosso
Mulher de 101 anos diz trabalhar todo dia: “Se eu me aposentar morro”
Brasnorte: Juiz concede liberdade a PMs suspeitos de envolvimento em assalto à agência do Sicredi
Ação rápida da Polícia Civil evita golpe de quase R$ 400 mil em venda de gado