CPI do MST aprova convite para ouvir deputado Gilberto Cattani

Crédito: Divulgação

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a atuação do Movimento Sem Terra (MST), na Câmara dos Deputados, aprovou em reunião nesta terça-feira (12), o requerimento de convite ao deputado estadual mato-grossense Gilberto Cattani (PL).

O requerimento de convite para que Cattani seja ouvido foi protocolado pelo membro titular da CPI, deputado federal Capitão Alden (PL-BA). A data do depoimento deve ser agendada nas próximas reuniões da Comissão.

De acordo com o documento, Cattani pode contribuir muito para o desenvolvimento da CPI por ser um grande conhecedor da questão fundiária, por ter um livro publicado sobre o assunto e por viver sua vida toda em assentamentos.

“O deputado estadual Gilberto Cattani, assentado no Pontal do Marape, localizado na zona rural de Nova Mutum, é amplamente reconhecido como um profundo conhecedor da questão fundiária. Sua experiência como assentado e seu engajamento no tema o tornam uma voz relevante para os trabalhos desta Comissão Parlamentar de Inquérito”, diz o pedido feito pelo parlamentar baiano.

A solicitação aprovada pelos membros da comissão, também cita que o livro “A Socialização da Reforma Agrária e a Distribuição da Miséria”, publicado por Cattani em 2020, é uma obra que pode enriquecer o trabalho da CPI.

Morador do Assentamento Pontal do Marape há mais de duas décadas, Cattani é um dos maiores críticos de movimentos como o próprio MST e FNL (Frente Nacional de Luta) em Mato Grosso.

Defensor do modelo de reforma agrária aplicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em que os assentados receberam títulos de propriedade, Cattani avalia que os governos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula (PT) e de Dilma Rousseff (PT) transformaram os assentamentos do país em favelas rurais.

A CPI do MST tem o propósito de investigar a atuação do grupo Movimento Sem Terra (MST), o seu real propósito, assim como dos seus financiadores.

Autor: Assessoria Deputado Cattani

Mais notícias

Cachorro anda 12 km sozinho e comparece a velório do tutor
Após sumiço, idoso é achado morto e pelado dentro de curral
PF deflagra Operação Cassandra contra rede de exploração sexual internacional em MT e mais 5 estados
PRF apreende 44,5 kg de skunk em compartimento oculto na BR-364
Itanhangá: Câmara de Vereadores convoca população para dois eventos importantes
HISTÓRICO! Polícia Civil estoura barracão e apreende quase 30 kg de cocaína – avaliada em R$ 2 milhões
O corpo alerta para o Alzheimer muito antes do cérebro; a pista está no intestino
Jovem morre após levar coice de cavalo
Mutirão da Sema mira regularizar mais de 20 mil CARs de 17 municípios da região norte , Itanhangá está na lista
Menino tem 526 dentes arrancados de tumor raro na boca
Itanhangá/Tapurah: Faccionado alvo de operação em Mato Grosso é preso pela Polícia Civil na Bahia
Polícia Civil desarticula grupo criminoso que movimentou R$ 100 milhões com drogas