Mato Grosso tem segunda maior taxa de mortes por álcool ao volante

Crédito: Reprodução

Mato Grosso tem a 2ª maior taxa de mortes no trânsito causadas pela combinação álcool e volante. Dados são do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) e mostram que no Estado são 11,5 mortes a cada 100 mil habitantes. A taxa é mais que o dobro da média nacional – 5 mortes a cada 100 mil/ha – e fica atrás apenas do Tocantins, que está em 1º lugar com 11,8. Entre as principais vítimas fatais estão os motociclistas.

Os números fazem parte da 5ª edição da publicação Álcool e a Saúde dos Brasileiros Panorama 2023, que será lançado no próximo. Os dados são do Ministério da Saúde de 2010 e 2021. Parte do levantamento foi divulgado nesta semana em comemoração aos 15 anos da Lei Seca. A pré-publicação traz ainda a taxa de internações por acidentes de trânsito relacionados ao uso de álcool que, em 2021, foi 46,9 casos a cada 100 mil mato-grossenses. O dado coloca o estado na 9ª posição no país.

Psicólogo e pesquisador do Cisa, Kae Leopoldo explica que, em Mato Grosso, os motociclistas são a única categoria que apresenta tendência de aumento de óbitos no período avaliado. Em relação às outras categorias, como ocupantes de automóveis e pedestres, apresentam tendência de redução de mortes. Apesar do aumento das mortes entre motociclistas, Kae destaca que isto não é um indicativo que eles estejam bebendo e pilotando, uma vez que os outros envolvidos podem ter ingerido bebida alcoólica e assumido o volante.

“O fato da motocicleta deixar o usuário mais vulnerável, o maior prejudicado pode não ser a pessoa que bebeu”. Quanto às internações, ele destaca que apenas ocupantes de automóvel apresentam tendência de redução, enquanto as demais categorias se mantêm estáveis.

Arthur Guerra, psiquiatra e presidente do Cisa, afirma que o país é um dos poucos no mundo a estabelecer tolerância zero de álcool para a direção de veículos e que ter uma legislação que proíba álcool e direção é uma das estratégias mais eficazes para diminuir acidentes.

Em Mato Grosso, dados da Operação Lei Seca, coordenada pela Secretaria de Estado e Segurança Pública (Sesp), apontam que as prisões em flagrante pelo crime de embriaguez ao volante cresceram 25% no comparativo dos 4 primeiros meses deste ano com o mesmo período do ano passado. Enquanto de janeiro a abril do ano passado ocorreram 632 prisões, este ano já são 788.

Autor: Gazeta Digital

Mais notícias

Itanhangá: Veja as indicações apresentadas pelos Vereadores na última sessão ordinária
Incêndio atinge escola em MT; aluno passa mal com susto; Veja vídeo
Cientistas descobrem criatura única no coração do Brasil
Cattani cria Comissão Especial de Defesa da Mulher com foco no combate ao feminicídio em MT
Mais de 27% de produção de soja em MT ficará no estado para esmagamento após alta na procura por biodiesel
Cachorro anda 12 km sozinho e comparece a velório do tutor
Após sumiço, idoso é achado morto e pelado dentro de curral
PF deflagra Operação Cassandra contra rede de exploração sexual internacional em MT e mais 5 estados
PRF apreende 44,5 kg de skunk em compartimento oculto na BR-364
Itanhangá: Câmara de Vereadores convoca população para dois eventos importantes
HISTÓRICO! Polícia Civil estoura barracão e apreende quase 30 kg de cocaína – avaliada em R$ 2 milhões
O corpo alerta para o Alzheimer muito antes do cérebro; a pista está no intestino