A comercialização da soja para a safra 2021/22 no Estado avançou 1,51 ponto percentual, mês passado, alcançando 97,38% da produção. Os negócios realizados estão atrelados à necessidade de abrir espaço nos armazéns. Para a safra 2022/23, com as lavouras apresentando desenvolvimento dentro do esperado até o momento, o produtor negociou um pouco mais da sua produção.
A análise foi divulgada, ontem à tarde, pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), ontem a tarde, no primeiro boletim da soja, deste ano. A comercialização para a safra alcançou 40,67% da produção em dezembro, avanço de 4,87% em relação ao mês de novembro.
No que tange à safra futura (2023/24), os primeiros negócios já estão sendo observados em Mato Grosso e, no mês de dezembro, 1,08% da produção estimada foi vendida.
Por fim, é importante destacar que, nesta temporada (23/24), continua sendo observado uma mudança no comportamento do produtor, visto que ele tem apresentado cautela no momento de negociar a produção, com intuito de melhores preços, principalmente no período de entressafra”, conclui.