Brasnorte: Vereadores, empresários e produtores rurais se mobilizam contra ameaça de invasão de terras

Crédito: Reprodução

onas Vinícios de Lima, o conhecido Jonas do Sem Terra, tem pouca ou quase nenhuma leitura. O que ele tem de sobra é uma surpreende capacidade de convencimento. Dono de uma boa lábia, ele seduz ingênuas – ou nem tanto – criaturas que sonham com um pedaço de terra a custo zero. Habilidoso, Jonas mira uma fazenda e instiga famílias em situação de miséria social a invadi-la.

Assim aconteceu na gleba Pecuama, em uma APP do Antonio Conselheiro e a cena pode se repetir no assentamento Betel Canaã em Arenápolis. O projeto ambicioso do notório grileiro, no entanto, é invadir a gleba Tibagi e uma área do Banco da Terra, em Brasnorte.

Atrevido, Jonas disparou áudios em grupos de Whatsapp para convidar interessados em participar da invasão da Tibagi. A reação das mais de duas mil famílias que residem e trabalham na localidade há mais de 30 anos foi imediata.

Na última quarta feira (9), sob clima de alta temperatura, foi realizada uma reunião na Tibagi.

Vereadores, empresários, lideranças politicas e de classe e produtores rurais fizeram inflamados discursos contra o grileiro Jonas do Sem Terra.

Os presentes foram unanimes em alertar que estão dispostos e preparados para exercer o direito previsto no Artigo 1.200 do Código Civil, que assegura “ao possuidor turbado, ou esbulhado, manter-se ou restituir-se por sua própria força, contanto que o faça logo”.

“Não vamos permitir que nossas propriedades sejam invadidas para depois expulsar os invasores. Vamos impedir a entrada desse bando de marginais comandados pelo tal de Jonas”, alertou um morador da Tibagi.

Vereador Norberto de Paula

O vereador Dr Norberto discursou em nome de todos os produtores rurais de Brasnorte. “Estamos aqui para repudiar a ação de Jonas. Brasnorte não tem espaço para MST e grileiros de terra. Os poderes legislativo e executivo e produtores rurais aqui unidos contra esses invasores”, alertou o parlamentar e emendou “Vamos respeitar o direito de propriedade, Brasnorte não tem espaço para MST”.

Marcelo Raiz

O produtor rural Marcelo Raiz mandou um recado direto a Jonas do Sem Terra e afirmou que os moradores que ocupam a área a mais de 30 anos estão unidos, mobilizados e esperando que os grileiros se aproximem de suas propriedades. Raiz ainda criticou páginas na internet que estariam dando voz ao grileiro Jonas.

Vereador Manico

O vereador Manico ressaltou a importância da união da comunidade na defesa de suas propriedades. O parlamentar é um dos pioneiros da gleba Tibagi. Ele recordou que problemas dessa natureza, ameaças de invasão já aconteceram outras vezes. “Quero deixar bem claro que aqui não tem espaço para grileiro de terra”, disse.

Vereador Reginaldo Carreirinha

Destemido e em cima de seu direito, o parlamentar mandou um duro recado a Jonas. “Não adianta o senhor balançar a moita. O povo está unido e não será você que vai tirar a paz da comunidade e tomar nossas propriedades”. Reginaldo ainda fez um alerta aos seguidores de Jonas. “Você, cidadão de bem, não na conversa desse marginal chamado Jonas. Não vem porque aqui as terras estão consolidadas e tem famílias trabalhando há 30 anos aqui dentro”, concluiu.

Enivaldo Mota

O presidente da Associação Brasil Novo, Enivaldo Mota, também mandou um recado a Jonas. “Se você quiser vir, pode vir. Estamos aqui preparados e o povo não arreda pra você. Aqui ninguém afrouxa pra você”.

Autor: Repórter em Ação

Mais notícias

Itanhangá: APAE Florescer cancela edital de convocação
Ladrões enganam moradora ao pedirem água, invadem casa e levam dinheiro
Polícia Civil cumpre mandado de apreensão de menor por divulgar venda de drogas em rede social
Itanhangá: Mais de R$ 100 mil investidos em equipamentos e EPI’s para servidores da Secretaria de Saúde. Vídeo
Comissão Especial da Assembleia inicia debates para enfrentar feminicídios em MT
Pesquisas brasileiras avançam no diagnóstico de Alzheimer
Itanhangá:Amanhã sábado, dia 18, é dia “D” de vacinação
Aprosoja MT alerta que atraso nas chuvas pode prejudicar o andamento da safra 25/26 de soja
Vazamento de metano sob oceano Antártico gera alerta global
Aluno descobre que dono de autoescola tirou fotos dele, fez dívida em seu nome e até transferiu carro
PM detém faccionados e fecha local usado para adulteração de bebidas
Nova Maringá: Polícia Civil cumpre buscas em investigação de divulgação indevida de imagens de jovem de 21 anos