Raio mata 13 cabeças de gado e um equino em sítio. Vídeo

Crédito: Reprodução

A queda de um raio em um sítio localizado a 8 km da cidade de Juruena, região noroeste do Estado de Mato Grosso, matou 13 cabeças de gado que estavam no pasto e também um equino. O Acidente aconteceu na tarde de domingo, 16 de janeiro.

De acordo com o filho do proprietário Mario Girelli, um raio já havia caído no local em outra ocasião, mas os animais não ficaram feridos. O Sitio pertence ao seu pai o sr. Antônio Girelli e eles estavam na localidade no momento em que a queda do raio aconteceu.

“Tinha feito uma cocheira e começou a chover forte com raios, ai voltamos para casa. Quando retornamos na pastagem observei que haviam vários animais deitados juntos embaixo da cocheira, mas que não se mexiam. Na aproximação percebi o tamanho do estrago. Nessa nossa região nunca ouvi falar de acontecer algo assim aqui por perto, não com essa quantidade de animais”, lamenta o filho Mario.

Imagens registradas pelos proprietários mostram os animais mortos no pasto após a queda do raio. A família abriu uma grande vala coletiva e usou uma retroescavadeira para mover os animais.

Outro acidente registrado com a queda de raio, foi na cidade de Aripuanã, durante uma forte chuva que ocorreu no inicio do mês de janeiro, um raio caiu em uma propriedade rural localizada na Gleba do Lontra, distante 20 km da sede do município, matando 03 cabeças de gado nelore.

A Instrução normativa do Ministério da Agricultura determina que animais mortos na propriedade rural não devem ser destinados a consumo humano ou animal. As carcaças devem ser queimadas e enterradas fora das áreas utilizadas para o manejo da exploração pecuária e afastado das demais instalações da propriedade.

Fonte: Top News

Vídeo(s) da notícia

Mais notícias

Campanha do Indea para atualização de rebanho começou ontem, 01/05

Pesquisa estuda melhorar produtividade e reduzir emissões de metano na pecuária de MT

Mais de 90% do plantio de milho em Mato Grosso foi na ‘janela ideal’

Custo operacional da criação de gado em Mato Grosso sobe 9,5%

Produção de gergelim deve aumentar 105,8% em Mato Grosso

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja