Mato Grosso é o terceiro estado com o maior índice de feminicídio

Crédito: João Vieira

Mato Grosso está entre os estados com maior número de feminicídios por 100 mil habitantes mulheres no primeiro semestre de 2021. Em uma escala que vai de 0,2 a 1,5, Mato Grosso registrou o índice de 1,31 feminicídios, ficando no terceiro lugar do ranking, atrás apenas do Tocantins (1,5) e Mato Grosso do Sul (1,4).

Entre janeiro e junho deste ano, 23 mulheres foram vítimas de feminicídio em Mato Grosso, de acordo com levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública sobre crimes cometidos contra as mulheres. Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), até outubro, apontam que já eram 42 vítimas. Em novembro, apenas em Cuiabá, mais duas mulheres foram assassinadas pelos ex-companheiros e neste domingo mais um caso foi registrado.

Mato Grosso já figura entre os estados com maior taxa de feminicídio por 100 mil habitantes mulheres nos últimos 4 anos. Em 2018, o índice foi de 1,47; em 2019 foi de 1,11 e em 2020 foi o maior entre todos os estados brasileiros, com 1,90.

Além dos feminicídios, o fórum também analisou os crimes de estupros em geral e de vulneráveis, e lesão corporal dolosa com vítimas mulheres registrados este ano.

Mais de 730 mulheres mato-grossenses foram estupradas nos primeiros 6 meses de 2021. Em comparação ao mesmo período de 2020, houve uma redução de 9,4% e uma queda de cerca de 18,5% em relação a 2019. No entanto, o fórum atenta para a possibilidade do aumento de subnotificações para esses crimes devido ao isolamento social provocado pela pandemia.

O levantamento aponta ainda que 4.783 mulheres foram vítimas de agressão e registraram os crimes nos órgãos de segurança pública.

Autor: Gazeta Digital

Mais notícias

Arqueólogos descobrem cidade submersa de mais de 3 mil anos
Sema aplica R$ 400 mil em multas por extração ilegal de minérios no norte de MT
PRF apreende mais de 41 kg de maconha e prende casal
Caminhoneiro morre após carreta cair de ponte
Itanhangá: Secretaria De saúde libera vacinação contra gripe para toda a população
Porto: Trabalhador morre após caminhonete ser atingida por avião em fazenda
ANVISA suspende preservativos sabor pequi após denúncias de mau cheiro e confusão em motéis
Menor que matou família no RJ viria a MT matar os pais da namorada
Começou o período proibitivo de queimadas em Mato Grosso
Advogado de ‘inocente’ executado em câmara de gás diz que últimas palavras do condenado ainda o assombram
Concessão de Rodovias entre Juara e Ana Terra (Tapurah) é homologada e anunciada em Diário Oficial
Mato Grosso tem a 2ª maior taxa de migrantes do país em relação à população total, aponta IBGE