Animais são queimados vivos durante incêndio em fazendas

Crédito: Reprodução

Incêndio florestal de grandes proporções na região de Dom Aquino, que durou cerca de uma semana causou devastação na zona rural do município.

O fogo invadiu pelo menos quatro fazendas, destruindo pastagens e plantações, diversos animais silvestres morreram queimados, outros foram resgatados com graves queimaduras, além de as chamas quase atingirem outras propriedades, inclusive, as casas dos trabalhadores rurais da região.

O Corpo de Bombeiros trabalhou desde a quinta-feira (19) no combate ao incêndio com muita dificuldade de controlar as chamas devido às grandes quantidades de focos e cortina de fumaça que se formou na região.

O trabalho dos militares priorizou a proteção das sedes das fazendas Novo Horizonte e São Clemente e, consequentemente, impedir a destruição dos maquinários, adubos, plantios e irrigação, gados e equinos, já que foram as propriedades mais afetadas.

As equipes que atuaram na região utilizaram abafadores, mochila costal, sopradores e realizaram aceiros, faixas para tentar conter a passagem do fogo, para controlar as chamas, além de 2000 mil litros de água para conseguir apagar o fogo.

Em seguida realizaram o rescaldo, para evitar a possibilidade de algum foco dar reinício às chamas, e continuam monitorando a região.

No entanto, outros municípios foram atingidos pelo fogo que começou em Dom Aquino. Pelo menos 17 militares estão trabalhando, neste momento, em incêndios florestais nas regiões de Jaciara, Rondonópolis, Primavera do Leste e Campo Verde.

Imagens de diversos animais carbonizados na região circulam pela internet registrando a destruição que o fogo tem causado na região e causado comoção e revolta nos mato-grossenses.

A Organização Não Governamental (ONG) ‘É o Bicho’ utilizou a imagem de uma onça-pintada carbonizada e com os membros cortados para chamar atenção do estrago que as queimadas tem causado em Mato Grosso e com isso conscientizar a população sobre os riscos, perigos e danos causados pelo fogo, principalmente nesta época do ano, quando o tempo está mais seco e as chamas se alastram com muita facilidade e são extremamente difíceis de serem apagadas.

Autor: Repórter MT

Galeria de Imagens da notícia

Mais notícias

Carreta pega fogo após colisão com outra e motorista morre carbonizado
Brasil descobre estoque “infinito” de “ouro azul”, atrai o mundo e garante o futuro das baterias
Fiscalização da Sefaz apreende mercadorias avaliadas em mais de R$ 2,4 milhões
Gergelim ganha espaço e se consolida como segunda opção de safra em Mato Grosso
Por que não montamos em zebras como fazemos com burros e cavalos?
Pintor de 50 anos morre após cair de escada durante trabalho
PM desarticula ponto de distribuição de drogas do Comando Vermelho
Criminosos de Mato Grosso usam drone com granada para tentar matar produtor rural
Itanhangá: População se revolta após fechamento do transbordo do lixão
Traficantes sequestram motoboy, e antes de executá-lo, fazem se despedir da esposa
Menino fica com o rosto deformado após participar de desafio no TikTok
ALMT e Tribunal de Justiça firmam parceria para combater a violência contra a mulher nos municípios