Buraco de 90 m aparece no México e moradores fogem em pânico

Um buraco gigante e assustador abriu no solo do México, na terça-feira (1). O sumidouro de cerca de 91 m de largura e 18 m de profundidade apareceu sem aviso em um campo agrícola do estado de Puebla, na região centro-sul do país.

Imagens gravadas mostraram moradores correndo enquanto a abertura crescia. A depressão no solo obrigou a evacuação de uma casa da região e autoridades orientaram os locais a ficarem longe da abertura.

O casal Magdalena e Heriberto Sánchez, os proprietários da residência, afirmaram que não tem para onde ir e ainda não receberam respostas do governo.

“Estamos muito tristes porque construímos nossa casa com muito esforço, sacrifício. Conseguimos, mas isso aconteceu”, afirmou o Magdalena ao jornal El Sol del Mexico.

Investigações mostraram que o buraco — chamado oficialmente de dolina — apareceu pro causa de falhas geológicas no solo, e mudanças na água infiltrada no chão.

Mas, investigadores ambientais do governo ouvidos pela mídia local deram uma versão mais aprofundada e afirmaram que o sumidouro apareceu após um lençol aquífero subterrâneo ser usado sem nenhum cuidado. Outra teoria dos moradores locais é que o buraco seja o retorno de um lago que existia na região.

“Há muito tempo havia um lago ali, mas não sabemos por que o cobriram, mas achamos que a água lutou para recuperar seu espaço e por isso [o buraco] apareceu”, afirmou um morador local a TV Azteca.

Para reforçar a teoria, no momento o buraco está cheio de água.

Testemunhas relataram ter ouvido um estrondo “similar a um trovão” quando o chão começou a ceder. Antes do estrondo, o sumidouro tinha cerca de 4,5 m de largura e a expectativa de autoridades é que ele cresça ainda mais.

Uma investigação iniciada pelo governo nacional deve apontar a causa do acidente em 30 dias.

Autor: R7

Mais notícias

Imagem de ‘Virgem Maria’ aparece misteriosamente em montanha na Colômbia
Caça à onça e desmatamento: PF faz megaoperação em Mato Grosso e prende bando
Advogado escapa da morte em emboscada no interior de MT
Menino de 7 anos morre atropelado por caminhão de lixo
Itanhangá: Prefeitura vai sortear 80 mil reais em dezembro
Criança de dois anos morre após cair em poço no quintal de casa
Voluntário destrói obra de arte ao tentar ‘limpar’ espelho com papel higiênico em museu
PRF apreende mais de 230 kg de drogas e 312 pneus de origem estrangeira
Indea capacita agrônomos para prevenir entrada de pragas ausentes em MT
Menina de 8 anos morre pisoteada por elefantes e família relata ataque
Homem mata a própria mãe com pé de cabra
Jovem morre em acidente e companheira fica gravemente ferida