ITANHANGÁ/MT, 28 de November, 2020.
(66) 98418-7171
Compartilhe nosso portal de notícias
Spray contra depressão é aprovado pela ANVISA
Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso de um novo medicamento para o tratamento da depressão. O Spravato (Escetamina), derivado da Cetamina, é aplicado por via nasal e poderá ser utilizado como spray contra a depressão e seus sintomas.

O remédio é capaz de reduzir os sintomas de depressão no primeiro dia de uso, agindo em até 4 horas após a sua inalação. De acordo com os fabricantes, o spray contra depressão deve ser indicada para pacientes adultos com quadros de resistência a tratamentos tradicionais, inclusive os que apresentam comportamento suicida agudo.

"O medicamento tem demonstrado rápido início de ação com perfil risco benefício favorável e tolerabilidade do paciente ao tratamento. Os resultados de dois ensaios clínicos idênticos de Fase 3 demonstraram que a escetamina em conjunto com a terapia padrão reduziu os sintomas depressivos em até 24 horas após a primeira dose", informou a Janssen-Cilag Farmacêutica, fabricante do spray contra depressão.

O uso do spray contra depressão será administrado exclusivamente por hospitais e clínicas autorizadas, já que o medicamento pode causar alguns efeitos colaterais, como tontura, sonolência e vertigem.

Tratamento da depressão

Por se tratar de uma doença com múltiplas causalidades, antes de se iniciar qualquer tratamento é necessário que seja feita uma investigação rigorosa. Por isso, consulte um médico especialista no assunto.

Após o levantamento das causas envolvidas pode-se fazer um planejamento terapêutico adequado. Há diversas "ferramentas" terapêuticas e a medicamentosa é uma das mais importantes, com mais de 30 antidepressivos disponíveis no mercado farmacêutico.

Alguns pacientes precisam de tratamento de manutenção ou preventivo, que pode levar anos ou a vida inteira, para evitar o aparecimento de novos episódios de depressão. A psicoterapia ajuda o paciente, mas não previne novos episódios e nem cura a depressão.

POR: MINHA VIDA
19/11/2020 15:16 / Atualizado 28/11/2020 15:13
© Copyright 2016- 2020 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: Blit Softwares