ITANHANGÁ/MT, 19 de January, 2021.
(66) 98418-7171
Compartilhe nosso portal de notícias
Itanhangá: Projeto Sentindo Memórias é apresentado
Foto: Angelo Destri/ ITA Notícias/Assessoria

A iniciativa nasceu através da reflexão de que, se estamos obrigados a estar em casa, vamos aproveitar  este tempo para estreitar os laços familiares e de amizade! Laços de afeição! Relembrar fatos marcantes...compartilhar, construir conhecimento, cultivar boas memórias com nossas crianças! Vivenciar sentimentos! Logo: Projeto Sentindo Memórias.

Das coisas que estão mais ligada à memórias são lembranças de momentos em família, com amigos...  São cheiros, gostos ...de afeto, de carinho....de comida...é a partilha de uma mesa, uma refeição; momento de encontros com pessoas que amamos...por isso decidimos fazer este resgate e este cultivo de memórias que envolve sabor de amor...

Objetivo do projeto foi fortalecer os vínculos familiares e de amizade, principalmente diante a pandemia, além de tornar mais efetivo o  enfrentamento aos desafios de ter as aulas não presenciais de forma que a criança vivenciasse  a aprendizagem se tornando o protagonista neste processo.

Teve como intenção pedagógica tornar o ensino a distância mais efetivo inserindo a família neste ciclo de saberes, para que a criança tenha nesse processo, além do desenvolvimento físico e cognitivo, o desenvolvimento afetivo.

A partir daí fomos enviando atividades que explorasse e fortalecesse estes vínculos, atividades voltadas para produção de alimentos em casa com a família. Todas as atividades foram enviadas com roteiro, orientando os pais como direcionar o diálogo com as crianças para que pudéssemos chegar ao objetivo.

Ao executar as atividades, além de recordar boas memórias, partilhar vivências, dialogar sobre questões culturais, questões da realidade, a família ia trabalhando os valores do PUFV alinhados com conteúdo curriculares, que os professores trabalhariam em sala, se houvesse aula presencial.

Foram propostas várias atividades para que aluno e família executassem, desde compartilhar experiencias sobre um almoço de domingo; até preparar bolachas e entregar para pessoas que fazem parte do convívio, preparar sopa e entregar para alguém que estivesse precisando, preparar um prato para compartilhar na barraca da honestidade/solidariedade.

A culminância das atividades das crianças foi neste dia 27, onde a barraca foi exposta. O valor dos produtos recebidos das famílias e vendido na barraca, será revertido em materiais pedagógicos para a escola. Também ficaram a disposição produtos que foram destinados a solidariedade, conforme as famílias dispuseram. Cada família e cada criança que participou recebeu uma lembrancinha produzida pela equipe da escola.

 Ainda temos dois momentos para encerrar de fato, no primeiro momento as famílias irão enviar uma receita manuscrita, das receitas recebidas iremos confeccionar um caderninho de receitas para compartilhar coma comunidade. No segundo momento a equipe do C.E.I  Pequeno Príncipe irá preparar bolachas e enviar para cada família, representando carinho e gratidão da equipe escolar por cada criança e seus familiares.

Conseguimos alcançar o objetivo juntos, cada um fazendo sua parte. Confirmamos que sempre é possível fazer algo positivo e produtivo, mesmo que estejamos vivenciando um momento de dificuldade. 

 

POR: Assessoria
27/11/2020 11:11 / Atualizado 19/01/2021 05:31
Galeria de Imagens
© Copyright 2016- 2021 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: Blit Softwares