ITANHANGÁ/MT, 19 de January, 2020.
(66) 98418-7171
Compartilhe nosso portal de notícias
Balsa que ligava Várzea Grande a Cuiabá foi marco no desenvolvimento da cidade
Foto: Reprodução

Entre bandeirolas, foguetes e o instrumental da música do Arsenal de Guerra, parte da população cuiabana prestigiou, há 144 anos, a inauguração da primeira balsa que ligava Cuiabá à cidade vizinha, Várzea Grande. O evento foi um marco no desenvolvimento da cidade que completa 153 anos em 2020. 

A nova estrutura possibilitou o transporte de maior volume de mercadorias entre a cidade e a Capital, o que afetou diretamente na economia da região. A primeira balsa saia às 6h e a última às 18h.  

De acordo com um artigo do jornalista Wilson Pires de Andrade, conhecedor da cidade, o primeiro balseiro foi o livramentense e descendente de bandeirante Luiz Monteiro de Aguiar. Ele adquiriu um casco de ferro em 1870, mandou construir a balsa e, mais tarde, transferiu os direitos adquiridos para o Estado.   

"Em 1888, a balsa encontrava-se em mãos de Virgílio Carneiro Leão, com o porto situado na atual Rua Maria Metelo, nas proximidades da casa do senhor Licínio Monteiro da Silva.  Com ele, por 18 anos permaneceu a barca pêndula, a fim de que melhorasse seus acessórios: cabos e bóias", disse o jornalista, em seu artigo.   

No final do século 19, Joaquim Polido Seabra adquiriu a balsa e passou a direção para Francisco Cláudio. Tendo passado por vários donos, o último registrado foi Benedito Leite de Figueiredo, o Didito, que mudou o seu sistema de bóias para o de cabo movido a carretilha.   

"A moderníssima barca-pêndula veio com bancos para passageiros e havia um lugar aberto destinado às carroças e animais. Era um verdadeiros ponto de encontro entre amigos e conhecidos sob os olhos atentos do senhor Didito. As conversas eram mantidas em clima de camaradagem, respeito e alegria".   

 Ponte Júlio Muller 

A inauguração da Ponte Júlio Muller, em 1942, deu fim à necessidade da barca. Com suas colunas de concreto e seus arcos, a ponte, construída na gestão do governador de mesmo nome, em 1942, foi um marco na história da cidade.

POR: Gazeta Digital
14/01/2020 08:40 / Atualizado 19/01/2020 10:45
© Copyright 2016- 2020 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: Blit Softwares